Creche: representação social dos calouros de Odontologia da FOA - UNESP 2018

Autores

  • Lima LAM, Brun AD, Pedro LO, Pereira LC, Sachi VP, Tsosura TVS, Galhego-Garcia W

Resumo

A representação social é um conhecimento socialmente elaborado e partilhado, com a finalidade prática de construir uma realidade comum a um conjunto social. Com o objetivo de produzir material próprio e autoconhecimento, 96 calouros da FOA/UNESP 2018, sendo 69 mulheres e 27 homens, quando confrontados com a categoria "CRECHE" evocaram 24 categorias assim distribuídas: Homens - crianças (67), que é a categoria principal apoiada nas seguintes categorias: ensino (45); pais (12); trabalho (15); bagunça (9); cuidados (45); falta de estrutura (14); professores (31); governo (16); socialização (4); babás (12) - Mulheres - crianças (68); cuidados (65); falta de estrutura (23); ensino (36); socialização (28); professores (25); bagunça (11); trabalho (13); pais (10); bebês (12); direito (14); governo (10); necessidade (2). A análise utilizando a teoria de Moscovici revela que na representação social de "creche" tanto para homens quanto mulheres prevaleceram os termos cuidado, ensino e crianças. O educar e o cuidar juntos são essenciais para a formação das crianças. Com base em nossa pesquisa, eles foram citados como os mais importantes, entretanto, na realidade, o cuidar é muito mais valorizado que o educar. A insuficiência de vagas nas creches públicas ou o elevado custo das particulares não permite que muitas famílias possam usufruir desse direito, condizendo com o presente estudo, o qual afirma que falta de estrutura acontece em muitos casos.

Descritores: Creche; Cuidados; Educação Infantil.

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Publicado

2019-02-05

Como Citar

Pedro LO, Pereira LC, Sachi VP, Tsosura TVS, Galhego-Garcia W, L. L. B. A. (2019). Creche: representação social dos calouros de Odontologia da FOA - UNESP 2018. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/4251

Edição

Seção

Ciências Básicas