Dados metagenômicos da distribuição de genes de resistência a antimicrobianos em águas do Atlântico Sul

Autores

  • Schweitzer CM, Souza BBC, Braga SJ, Silva KMR, Gaetti-Jardim Júnior E

Resumo

A utilização de drogas antimicrobianas é importante marco do século XX, reduzindo a mortalidade de

muitas enfermidades. A disseminação de resistência a esses fármacos está entre os principais problemas de saúde atuais e os sistemas aquáticos são os principais elementos de veiculação desses agentes. Este estudo teve como objetivo avaliar a presença de marcadores de resistência a antimicrobianos (ARGs) a partir de análise de predição gênica em amostras liberadas pelo projeto global "Tara Oceans". Para tanto, os dados referentes aos resultados de sequenciamento shotgun, utilizando o sistema Illumina®, de amostras de água de diversas profundidades, obtidas por filtração em membranas com porosidade de 0,2 μm, em estações de nas bordas da plataforma continental das regiões Sul e Sudeste do Brasil, foram analisados e comparados com as bases de dados gênicos SILVA Database e NCBI Database, sendo que a abundância das OTUs (unidades taxonômicas operacionais) de interesse foi comparada por meio do programa R Statistical. Adicionalmente, as sequências observadas (reads e contigs) foram submetidos a programa computacional de predição gênica, para verificar a distribuição de possíveis marcadores resistência a antimicrobianos. A partir de mais de 530 marcadores de resistência microbiana e suas variações, as sequencias de DNA sequenciado e catalogados em função da profundidade, permitiram a detecção de mais de 150 sequencias de ARG, com predomínio de marcadores associados a drogas que interferem na funcionalidade ribossômica, como o cloranfenicol, macrolídeos e tetraciclinas. Observou-se por meio de comparação da distribuição de diferentes microrganismos e desses ARGs que a maioria desses marcadores têm distribuição associada a gêneros microbianos específicos, como Alteromonas, Flavobacterium e Pseudoalteromonas. Esses resultados permitem a conclusão que a distribuição de ARGs é ampla e não apenas limitada a áreas imediatamente impactadas pela atividade humana.

Descritores: Resistência Microbiana a Medicamentos; Água do Mar; Metagenômica; Padrões Moleculares associados a Patógenos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-06

Como Citar

Braga SJ, Silva KMR, Gaetti-Jardim Júnior E, S. C. S. B. (2019). Dados metagenômicos da distribuição de genes de resistência a antimicrobianos em águas do Atlântico Sul. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/4255

Edição

Seção

Patologia e Propedêutica Clínica