O uso do Instagram na contramão da ética odontológica

Autores

  • Carvalho GP, Bantim YCV, Freire AR, Rossi AC, Prado FB

Resumo

O Instagram nasceu em 2010, chegou a um milhão de usuários em apenas três meses sendo eleito o aplicativo do ano de 2011 para iPhones. Esse crescimento instantâneo como o próprio nome sugere reflete as novas tendências de mídia social e publicidade. Este trabalho tem o objetivo de realizar uma análise crítica de publicidades em odontologia veiculadas no Instagram frente à Lei 5081, ao Código de Ética Odontológica e à Responsabilidade Civil. Este foi um trabalho qualitativo descritivo e retrospectivo com coleta de informações dos perfis públicos de cirurgiões-dentistas e respectivos pacientes presentes em fotografias com o profissional. Foi observado o total de seguidores, a quantidade de curtidas em publicidades que mostram o profissional com um paciente, a descrição das fotografias e os comentários dos visitantes. As imagens escolhidas demonstram perfis com fotografias com mais de 18 mil curtidas no perfil do profissional e mais de 889 mil no perfil do paciente. Também há perfis com 13 curtidas sem publicação no perfil do paciente, porém com informações pessoais deste e imagens de antes e depois. Os comentários são diversos e atentam contra a ética. As publicidades ensejam o entendimento que a odontologia é uma obrigação de resultado. Mesmo em esferas sociais diferentes, há igual utilização do paciente como publicidade. A lei 5081 veda a divulgação de benefícios recebidos de pacientes. Uma fotografia com o paciente pode ser entendida como um benefício ou não, fato dependente da quantidade de seguidores que tem o paciente. A veiculação de imagens de antes e depois é proibida, porém está no cotidiano das publicações. A quantidade de publicações é devastadora com impossibilidade de análise por parte da entidade protetora da ética. A publicidade necessita ser discutida na classe com vistas a alterar o modelo de cerceamento atual. Entretanto, a educação e o bom senso devem ser empregados na estratégia publicitária.

Descritores: Ética; Odontologia Legal; Publicidade.

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Publicado

2019-02-06

Como Citar

Freire AR, Rossi AC, Prado FB, C. G. B. Y. (2019). O uso do Instagram na contramão da ética odontológica. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/4457

Edição

Seção

Odontologia Preventiva e Social