Os cirurgiões-dentistas da cidade de Araçatuba tem conhecimento da osteonecrose dos maxilares associados a medicamentos ?

Autores

  • Santos JMFE, Barbosa S, Silva WPP, Momesso GAC, Polo TOB, Bassi APF, Ervolino E, Faverani LP

Resumo

A osteonecrose dos maxilares associada ao uso de medicamentos é uma entidade clínica recentemente descrita que se apresenta como um efeito secundário raro da terapêutica com alguns fármacos, sendo eles os bifosfonatos, os inibidores do RANK-L como o Denosumab, e alguns antiangiogénicos.O objetivo deste trabalho foi a avaliação do conhecimento dos cirurgiões dentistas sobre a osteonecrose dos maxilares que pode surgir como efeito adverso da utilização de fármacos. É um estudo descritivo e quantitativo. Para isso foi realizado uma entrevista através de um questionário preparado com perguntas para a avaliar o perfil sócio demográfico, o nível de conhecimento sobre as medicações, condutas clínicas, diagnósticos e orientações aos pacientes. Os dados quantitativos foram submetidos ao teste estatístico Qui-quadrado (p<0,05). A amostra foi de 61 cirurgiões dentistas, com predominância para as especialidades em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Ortodontia, além de Dentística, Prótese, Estomatologia, Periodontia, Endodontia, Implantodontia na cidade de Araçatuba-SP. 54,10% dos entrevistados apresentaram um tempo de formação de até 10 anos e a maioria conheciam os bisfosfonatos (95%; p<0,05), entretanto, 31,15% destes não souberam nominar nenhum princípio ativo e/ou nome comercial de um dos medicamentos relacionados a osteonecrose (p=0,0002). 72,13% dos entrevistados relataram realizar procedimentos cirúrgicos no consultório (p<0,0001) e 20,45% destes, não questionam durante a anamnese de seus pacientes sobre o uso ou não dos bisfosfonatos. 57,89% dos profissionais que não identificaram os medicamentos associados a osteonecrose, realizam procedimentos cirúrgicos em seu consultório (p<0,05). Conclui-se que apesar dos cirurgiões dentistas relatarem conhecimento a sobre a osteonecrose dos maxilares, ainda é superficial.

Descritores: Bisfosfonatos; Osteonecrose; Dentistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-06

Como Citar

Polo TOB, Bassi APF, Ervolino E, Faverani LP, S. J. B. S. S. W. M. G. (2019). Os cirurgiões-dentistas da cidade de Araçatuba tem conhecimento da osteonecrose dos maxilares associados a medicamentos ?. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/4463

Edição

Seção

Clínica Odontológica