Avaliação da percepção dos alunos de graduação sobre a utilização de instrumentos manuais de NiTi

Autores

  • Alexandre Moreira Fernandes
  • Ana Cláudia Souza Sodré
  • Isadora Santana Moreira
  • Lara Duarte Moura

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v10i2.4871

Palavras-chave:

Endodontia, Preparo de Canal Radicular, Educação

Resumo

As limas de ligas com NiTi vieram para modernizar e facilitar a vida dos estudantes ao realizarem tratamentos endodônticos, apresentando grandes vantagens em relação a qualidade do aprendizado dos mesmos. No entanto, muitas instituições não acompanham a evolução da endodontia, que como comprovada pode não ser a melhor opção. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa Humana, por meio da Plataforma Brasil. Esse trabalho foi realizado no Centro Universitário Newton Paiva em Belo Horizonte MG, com o objetivo de avaliar a percepção de 14 estudantes de odontologia, ao realizarem tratamentos endodônticos executados com instrumentos manuais de NiTi em comparação com os tradicionais de aço inoxidável, por meio de um questionário estruturado com sete perguntas observando os seguintes tópicos: percepções sobre o aprendizado, percepções sobre as características das técnicas, experiência na prática endodôntica e avaliação geral das técnicas pelos alunos. Os resultados mostraram que os estudantes percebem a experiência clínica como sendo o aspecto mais importante da sua educação odontológica, independente do seu ano na graduação. Dado que, a experiência é alcançada pela maior exposição aos pacientes, sendo adquirida por instrumentos que proporcionam maior agilidade, facilidade, simplicidade e entendimento dos tratamentos. Em síntese, as limas manuais de NiTi Pro Design- M (PDM) devem ser instituídas na graduação odontológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bahia MG, Melo MC, Buono VT. Influence of simulated clinical use on the torsional behavior of nickel-titanium rotary endodontic instruments. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod. 2006;101(5):675-80.

Seijo MO, Ferreira EF, Ribeiro Sobrinho AP, Paiva SM, Martins RC. Learning experience in endodontics: Brazilian students' perceptions. J Dent Educ. 2013;77(5):648-55.

Walia HM, Brantley WA, Gerstein H. An initial investigation of the bending and torsional properties of Nitinol root canal files. J Endod. 1988;14(7):346-51.

Zhou HM, Shen Y, Zheng W, Li L, Zheng YF, Haapasalo M. Mechanical properties of controlled memory and superelastic nickel-titanium wires used in the manufacture of rotary endodontic instruments. J Endod. 2012;38(11):1535-40.

Abu-Tahun I, Al-Rabab'ah MA, Hammad M, Khraisat A. Technical quality of root canal treatment of posterior teeth after rotary or hand preparation by fifth year undergraduate students, The University of Jordan. Aust Endod J. 2014;40(3):123-30.

Peru M, Peru C, Mannocci F, Sherriff M, Buchanan LS, Pitt Ford TR. Hand and nickel-titanium root canal instrumentation performed by dental students: a micro-computed tomographic study. Eur J Dent Educ. 2006;10(1):52-9.

Martins RC, Seijo MO, Ferreira EF, Paiva SM, Ribeiro Sobrinho AP. Dental students' perceptions about the endodontic treatments performed using NiTi rotary instruments and hand stainless steel files. Braz Dent J. 2012;23(6):729-36.

Ungerechts C, Bårdsen A, Fristad I. Instrument fracture in root canals - where, why, when and what? A study from a student clinic. Int Endod J. 2014;47(2):183-90.

Zarpelon Fl, Barp EN, Galafassi D, Melo TAF. Analysis of preparation time, wear, transportation and centering ability of Flexofile and Prodesing M manual instruments in curved root canals preparation. Rev Odonto Cienc. 2018;33(1):58-63

Rolland S, Hobson R, Hanwell S. Clinical competency exercises: some student perceptions. Eur J Dent Educ. 2007;11(3):184-91.

Lanning SK, Wetzel AP, Baines MB, Ellen Byrne B. Evaluation of a revised curriculum: a four-year qualitative study of student perceptions. J Dent Educ.2012;76(10):1323-33.

Publicado

2020-10-22

Como Citar

Fernandes, A. M., Sodré, A. C. S. ., Moreira, I. S., & Moura, L. D. (2020). Avaliação da percepção dos alunos de graduação sobre a utilização de instrumentos manuais de NiTi. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 10(2), 260–266. https://doi.org/10.21270/archi.v10i2.4871

Edição

Seção

Original Articles