Rânula: considerações clínicas e tratamento

Autores/as

  • Camila Barbosa Pipa
  • Rúbia da Rocha Vieira
  • Gláucia Resende Soares
  • Marcelo Macedo Crivelini
  • Éder Ricardo BIasoli
  • Glauco Issamu Miyahara

Resumen

Rânula é um termo usado para mucoceles que ocorrem no assoalho de boca, resultante da ruptura de um ducto de glândula salivar e do extravasamento de mucina para o interior dos tecidos moles adjacentes. O tratamento é cirúrgico, variando desde marsupialização, remoção da lesão e até técnicas de descompressão. O objetivo deste estudo é relatar um caso de uma paciente do sexo feminino, leucoderma, 37 anos, que procurou a clínica de Estomatologia da FOA-UNESP relatando desconforto e apresentando nódulo no assoalho bucal, mole a palpação e de superfície íntegra. Com o diagnóstico clínico de rânula, a conduta adotada foi a biópsia excisional da lesão O exame histopatológico demonstrou se tratar  de cisto de retenção mucoso. A importância de se conhecer as alterações patológicas das glândulas salivares, suas características clínicas e a realização de um exame clinico bem dirigido são imprescindíveis para que se possa estabelecer uma conclusão diagnóstica e um tratamento mais adequado para o paciente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Mortellaro C, Dall'Oca S, Lucchina AG, Castiglia A, Farronato G, Fenini E, Marenzi G, Trosino O, Cafiero C, Sammartino G. Sublingual ranula: a closer look to its surgical management. J Craniofac Surg. 2008;19(1):286-90.

McGurk M, Eyeson J, Thomas B, Harrison JD. Conservative treatment of oral ranula by excision with minimal excision of the sublingual gland: histological support for a traumatic etiology. J Oral Maxillofac Surg. 2008; 66(10):2050-7.

Patel MR, Deal AM, Shockley WW. Oral and plunging ranulas: What is the most effective treatment? Laryngoscope. 2009;119(8):1501-9.

Publicado

2012-10-31

Cómo citar

Pipa, C. B., Vieira, R. da R., Soares, G. R., Crivelini, M. M., BIasoli, Éder R., & Miyahara, G. I. (2012). Rânula: considerações clínicas e tratamento. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 1(1-Suppl.1). Recuperado a partir de https://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/62