Prevalência da Síndrome de Burnout no setor bancário no município de Araçatuba (SP)

Autores

  • Diogo Reatto
  • Daiene Aparecida da Silva
  • Michele Lima Isidoro
  • Nathália Teixeira Rodrigues

Resumo

Introdução: Os estressores ocupacionais estão frequentemente ligados à forma pela qual o trabalho está organizado. A pressão para produtividade, retaliação, condições desfavoráveis à segurança no trabalho, indisponibilidade de treinamento e orientação, relação abusiva entre supervisores e subordinados, falta de controle sobre a tarefa e ciclos trabalho-descanso incoerentes com limites biológicos impõem ao trabalhador uma alta demanda a ser enfrentada. Se o indivíduo apresentar um repertório deficitário de enfrentamento será, então, desencadeado o estresse ocupacional, o qual pode afetar a qualidade de vida do indivíduo. Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência de estresse ocupacional que caracterize ou não a Síndrome de Burnout em bancários no município de Araçatuba/SP, considerando-se a qualidade de vida no trabalho e a saúde do trabalhador. Material e método: Aplicou-se o Maslach Burnout Inventory – General Survey/MBI/GS a 62 funcionários de 4 agências bancárias de 4 diferentes bancos no município de Araçatuba/SP. Resultados: Identificaram-se baixo nível de envolvimento pessoal no trabalho (23,2) e altos níveis de exaustão emocional (32,5) e despersonalização (15,9) entre funcionários de nível operacional/técnico e gerencial, o que caracterizou a presença da Síndrome de Burnout entre bancários. Conclusão: Rápidas mutações do ambiente, juntamente com a competitividade do mercado, têm impactado negativamente nos métodos de trabalho no setor bancário devido ao excesso de cobranças por resultados. Portanto, as constantes pressões sofridas no cotidiano têm sido um fator determinante para desencadear a Síndrome de Burnoutnesses indivíduos.

Descritores: Qualidade de Vida; Estresse Psicológico; Esgotamento Profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Reatto

 

 

Referências

Bitencourt C. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Artemed; 2004.

Bloise D. Análise das características e fontes geradoras da Síndrome de burnout: o caso dos professores de cursos de Administração de universidades privadas [Dissertação]. Faculdade de Administração/ UNIGRANRIO, Rio de Janeiro, RJ; 2009.

Castanheira FVS. Burnout no serviço ao cliente: o papel das organizações na criação de ambientes de trabalho saudáveis [tese]. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal; 2009.

Codo W. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes; 1999.

Conte A L. Qualidade de vida no trabalho. Revista FAE Business. 2003; 7:32-34.

Creswell JW. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed; 2007.

Fernandes AV. Os antecedentes da Síndrome de burnout em comerciais de um banco de retalho e os seus efeitos sobre o comprometimento afetivo [dissertação]. Faculdade de Economia, Universidade do Porto, Porto, Portugal; 2012.

Hurrell JR, Sauter SL. Stress ocupacional: causas, consequências, prevenção e intervenção. In: Rossi AM, Perrewé PL, Meurs JA (orgs.). Stress e qualidade de vida no trabalho: stress social: enfrentamento e prevenção. São Paulo: Atlas; 2011.

Jacques MGC, Amazarray MR. Trabalho bancário e saúde mental no paradigma da excelência. Bol Saúde. 2006; 20:93-105.

Koltermann ITAP. Estresse ocupacional em trabalhadores bancários: prevalência e fatores associados. Rev Saúde. 2011; 37:34-35.

Limongi-França AC, Rodrigues AL. Stresse e trabalho: uma abordagem psicossomática. São Paulo: Atlas; 2012.

Maslach C, Leiter MP. Trabalho: fonte de prazer ou desgaste? Campinas: Papirus; 1997.

Nicoletti IG. Estudo de evidência de validade para o Malasch Burnout Inventory (MBI HSS) [dissertação] - Universidade São Francisco, Itatiba, SP; 2012.

Noro NTT. Síndrome de burnout entre trabalhadores de um hospital geral [dissertação]. Mestrado em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS; 2004.

Roque JD. Burnout e percepção do absentismo em trabalhadores do setor bancário. [dissertação]. Mestrado Integrado em Psicologia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal; 2008.

Segre M, Ferraz FC. O conceito de saúde. Rev Saúde Púb. 1997; 31:538-42.

Silva FC, Braga PS, Alves LO. A Síndrome de Burnout e a qualidade de vida no setor bancário. In: Anais do IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende, RJ; 2012.

Stefano SR, Roik A. Estresse bancário e sistemas de administração de pessoas: um estudo exploratório na cidade de Irati/PR. Rev Capital Cient. 2005; 3:111-128.

Tamayo MR, Tróccoli BT. Exaustão emocional: relações com a percepção de suporte organizacional e com as estratégias de coping no trabalho. Est Psicol. 2002; 7:37- 46.

Veloso HM, Pimenta SM. Análise do estresse ocupacional na realidade bancária: um estudo de caso. Rev Admin-FEAD. 2005; 2:118-121.

Yavas U, Babakus E, Karatepe OM. Does hope moderate the impact of job burnout on frontline bank employees’ in-role and extra-role performances? Int J Bank Marketing. 2013; 31:56-70.

Downloads

Publicado

2014-05-05

Como Citar

Reatto, D., Silva, D. A. da, Isidoro, M. L., & Rodrigues, N. T. (2014). Prevalência da Síndrome de Burnout no setor bancário no município de Araçatuba (SP). ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 3(2). Recuperado de https://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/662

Edição

Seção

Artigos