O Impacto Emocional e as Limitações Geradas por Covid-19 nos Estudantes de Odontologia da Universidade do Pará, Brasil

Autores

  • Thamirys da Costa Silva Mestranda, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 16015-050 Araçatuba- SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4074-7259
  • Pedro Luiz de Carvalho Faculdade de Odontologia (FO), Instituto de Ciencias da Saude (ICS), Universidade Federal do Pará (UFPA), 66073-044 Belém - PA, Brasil
  • Anderson Catelan Professor Assistente Doutor, Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 16015-050 Araçatuba- SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5916-8655
  • Ticiane Cestari Fagundes Professora Assistente Doutora, Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 16015-050 Araçatuba- SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3418-0498

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v12i3.6078

Palavras-chave:

Estudantes, Odontologia, Esgotamento Psicológico, Pandemias, Ajustamento Emocional

Resumo

O objetivo neste estudo foi analisar os fatores emocionais adquiridos por estudantes do curso de Odontologia no período pandêmico de COVID-19 e as influências relacionadas ao retorno das atividades presenciais. Pesquisa observacional, transversal e analítica, realizada em uma universidade pública do estado do Pará. Foi aplicado na comunidade acadêmica um questionário de pesquisa, próprio, validado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Pará, por um período de 3 meses (novembro de 2020 a janeiro de 2021). Participaram da pesquisa 188 alunos de Odontologia. Os dados obtidos foram analisados de forma descritiva. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que cerca de 19,2% e 3,7% dos estudantes apresentaram crises emocionais de ansiedade e depressão, respectivamente. Quanto as expectativas para o atendimento, houve aumento de estado opressivo e crises psíquicas (ansiedade, estresse, raiva e medo), considerados influenciadores na cognição comportamental dos atendimentos a serem realizados pós-pandemia. O estudo identificou que as alterações emocionais adquiridas no surto pandêmico desencadearam impacto negativo no rendimento estudantil, todavia, a sintomatologia depressiva esteve expressa principalmente em acadêmicos concluintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho CS, Ho RC. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(5):1729.

Xiao C. A Novel Approach of Consultation on 2019 Novel Coronavirus (COVID-19)-Related Psychological and Mental Problems: Structured Letter Therapy. Psychiatry Investig. 2020;17(2):175-176.

World Health Organization. WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. [cited 2020 jun 06]. Disponível em: <https://www.who.int/dg/speeches/detail/who director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020>.

Pan American Health Organization. Epidemiological Update: Measles - 22 May 2020.PAHO/WHO, 2020. [cited 2020 jun 11]. Disponível em: https://www.paho.org/en/documents/epidemiological-update-measles-27-may-2020.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Plano de -Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus 2019-nCoV. Brasília: Ministério da Saúde; 2020. 22 p.

Ornell F, Schuch JB, Sordi AO, Kessler FHP. "Pandemic fear" and COVID-19: mental health burden and strategies. Braz J Psychiatry. 2020;42(3):232-235.

Asmundson GJG, Taylor S. Coronaphobia: Fear and the 2019-nCoV outbreak. J Anxiety Disord. 2020 Mar;70:102196.

Fernandez MS, Silva NRJ, Viana VS, Oliveira CCC. Doença por Coronavírus 2019: desafios emergentes e o ensino odontológico brasileiro. Rev Abeno. 2020;20(2):2-15.

Fonseca JRF, Calache ALSC, Santos MR, Silva RM, Moretto SA. Association of stress factors and depressive symptoms with the academic performance of nursing students. Rev Esc Enferm USP. 2019; 53:03530.

Martins AK, Brigola S, Huller D, Pochapski MT, Santos FA. Qualidade de vida entre estudantes de Odontologia e o rendimento acadêmico. Rev Stricto Sensu. 2019;4(2):1-9.

Bastos MRO, Bastos FMS, Silva NRJ, Oliveira NR. Abordagem sobre as principais mudanças e cuidados no manejo odontológico frente ao novo Coronavírus. Acervo Saúde. 2020;12(9):1-7.

Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). Posicionamento da ABENO sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais nos cursos de odontologia, enquanto durar a situação de pandemia covid-19. [acesso 2020 Jul 23]. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_9mXrwbKYy72zvirIgbbmgwlaPgyRmf9/view.

Gan GG, Yuen Ling H. Anxiety, depression and quality of life of medical students in Malaysia. Med J Malaysia. 2019;74(1):57-61.

Sterzer S. Impacto del coronavirus en el sistema educativo: ejemplos en el continente asiático. Red Sociales. 2020;7(2):64-74.

Rodrigues MIQ, Frota LMA, Frota MMA, Teixeira CNG. Fatores de estresse e qualidade de vida de estudantes de Odontologia et al. Stress factors and quality of life of dental students. Rev Abeno. 2019;19(1):49-57.

Deery C. The COVID-19 pandemic: implications for dental education. Evid Based Dent.2020;21(2):46-7.

UNESCO, 2020. COVID-19 educational disruption and response. 2020. [acesso 2020 Jun 29] Disponível em: <https://en.unesco.org/themes/education emergencies/coronavirus-school-closures>.

Oliveira JJM, Soares KM, Andrade KS, Farias MF, Romão TCM, Pinheiro RCQ. O impacto do coronavírus (covid-19) na prática odontológica: desafios e métodos de prevenção. Acervo em saúde. 2020;46:1-12.

Li LQ, Huang T, Wang YQ, Wang ZP, Liang Y, Huang TB et al. COVID-19 patients' clinical characteristics, discharge rate, and fatality rate of meta-analysis. J Med Virol. 2020;92(6):1-9.

Agnew M, Poole H, Khan A. Fall break fallout: exploring student perceptions of the impact of an autumn break on stress. Student Success. 2019;10(3).

Peng X, Xu X, Li Y, Cheng L, Zhou X, Ren B. Transmission routes of 2019-nCoV and controls in dental practice. Int J Oral Sci. 2020;12(1):9.

Brooks SK, Webster RK, Smith LE, Woodland L, Wessely S, Greenberg N, Rubin GJ. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet. 2020;395(10227):912-920.

Ojeda GD. Preclinical simulation courses in dental education with COVID-19 pandemic. Odovtos. 2020;22(2):11-13 .

Zhou X. Psychological crisis interventions in Sichuan Province during the 2019 novel coronavirus outbreak. Psychiatry Res. 2020;286:112895.

Silva JK, Albuquerque SC, Santos SSN, Farias KF, Figueiredo EVMS et al. A relação entre a infecção por coronavírus e susceptibilidade a transtornos mentais e o risco de suicídio: o que a literatura tem evidenciado? J. Health Biol Sci.2020;8(1):1-7.

Publicado

2023-03-22

Como Citar

Silva, T. da C., Carvalho, P. L. de, Catelan, A., & Fagundes, T. C. (2023). O Impacto Emocional e as Limitações Geradas por Covid-19 nos Estudantes de Odontologia da Universidade do Pará, Brasil. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 12(3), 414–419. https://doi.org/10.21270/archi.v12i3.6078

Edição

Seção

Original Articles