Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho e à ginástica laboral como estratégia de enfrentamento

Autores

  • Paulo Henrique Barbosa
  • Flavia Carneiro
  • Lucas Risseti Delbim Mestre em Sustentabilidade e Qualidade de Vida – (UNIFAE). Docente do Curso de Educação Física da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Município de Mogi Guaçu – SP, Brasil.
  • Marcelo Studart Hunger Mestre em Performance Humana pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente do Curso de Graduação em Educação Física da FMG - Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Município de Mogi Guaçu – SP.
  • Anderson Martelli Professor da FMG - Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, Mogi Guaçu, SP.

Resumo

As lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomuscular relacionados ao trabalho (DORT) tornaram-se um problema de interesse e responsabilidade de todos, sejam trabalhadores, profissionais da área da saúde, empresários e autoridades governamentais, tornando-se desta forma agentes promotores de abreviamento e sofrimentos das rotinas laborativas das populações em todo o globo. O objetivo deste estudo foi verificar através de uma revisão de literatura, os DORTs e retratar a ginastica laboral (GL) como estratégia de enfrentamento e conscientização na redução do sofrimento laboral e auxiliando na implantação de novas diretrizes. A GL reduz as afecções e transtornos ligados principalmente ao aparelho locomotor e o alívio de quadros álgicos ligados às doenças ocupacionais reduzindo os casos de afastamentos e garantindo uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores.

Descritores: Transtornos Traumáticos Cumulativos; Ginástica; Engenharia Humana; Doenças Profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Barbosa

Graduação em Educação Física pela Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Município de Mogi Guaçu – SP.

Flavia Carneiro

Graduação em Educação Física pela Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Município de Mogi Guaçu – SP.

Lucas Risseti Delbim, Mestre em Sustentabilidade e Qualidade de Vida – (UNIFAE). Docente do Curso de Educação Física da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Município de Mogi Guaçu – SP, Brasil.

Mestre em Sustentabilidade e Qualidade de Vida – (UNIFAE). Docente do Curso de Educação Física da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Município de Mogi Guaçu – SP, Brasil.

Marcelo Studart Hunger, Mestre em Performance Humana pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente do Curso de Graduação em Educação Física da FMG - Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Município de Mogi Guaçu – SP.

Mestre em Performance Humana pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente do Curso de Graduação em Educação Física da FMG - Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Município de Mogi Guaçu – SP.

Anderson Martelli, Professor da FMG - Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, Mogi Guaçu, SP.

Especialista em Laboratório Clínico - Patologia Clínica pela Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP. Professor da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, Mogi Guaçu, SP

Referências

Mendes RA, Leite N. Saúde e Doença no Mundo do Trabalho: Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. In: Mendes RA.; Leite N. Ginástica Laboral: Princípios e Aplicações Práticas. 3. ed. Barueri: Manole, 2012.

Figueiredo F. Mont'alvão C. Ginástica Laboral e Ergonomia. Cidade: Sprint, 2005.

Abergo - Associação Brasileira de Ergonomia. Disponível em: Acesso em: 14 set. 2014.

Limongi-França AC. Qualidade de vida no trabalho: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed, Cidade: Atlaon, 2007.

Modeneze DM, Vilarta R. Treinamento Físico e Qualidade de Vida: Princípios da Educação Física. Estratégias de Promoção da Saúde do Escolar: Atividade Física e Alimentação Saudável, 2008.

Oliveira PM, LimongI-França AC. Avaliação da gestão de programas de qualidade de vida no trabalho. RAE-eletrônica. 2005; 4(1):1-21.

Cockell FF, Camarotto JA, Vasconcelos RC, Cockell AM, Vigil GM. Reapropriação de uma intervenção ergonômica pela organização do trabalho: um estudo de caso. XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produção, 2003.

Menegon NL, Camarotto JÁ, Bernardino MTSM. O papel da ergonomia no reconhecimento do nexo causal. In: VII Congresso Latino-Americano de Ergonomia e XII Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2002.

Longen WC. Ginástica laboral na prevenção de LER/DORT ? Um estudo reflexivo em uma linha de produção. Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC, 2003.

Silveira CA, Robazzi MLCC, Walter EV, Marziale MHP. Acidentes de trabalho na construção civil identificados através de prontuários hospitalares. Revista Escola de Minas. 2005; 58: 39-44.

Rigotto RM. Saúde dos trabalhadores e meio ambiente em tempos de globalização e reestruturação positiva. Rev bras saúde ocup. 1998; 25: 9-20.

Schilling RSF. More effective prevention in occupational health practice. J Soc Occup Med. 1984;39(3): 71-79.

Pinto R, Lopes S, Castro R. A relação entre a agenesia do músculo palmar longo e as Lers e Dorts no punho em alunos universitários da zona oeste do Rio de Janeiro. Ciência Atual. 2013; 1(2):2-18.

Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS. Instrução Normativa nº 98, 5 de dezembro de 2003. Publicado em: 10/12/2003.

Livramento G, Franco T, Livramento A. A ginástica terapêutica e preventiva chinesa Lian Gong/Qi Gong como um dos instrumentos na prevenção e reabilitação da LER/DORT. Rev bras saúde ocup. 2010; 35: 74-86.

Acc Fisioterapia. Posição sentada – tão perigoso quanto fumar ou comer alimentos gordurosos, 2010. Disponível em: <http://accfisioterapia.com.br/blog/category/ fisioterapia-do-trabalho/> Acesso: 14 dez. 2014.

Garcia VMD, Mazzoni CF, Corrêa DF, Pimenta RU. Análise do perfil do paciente portador de doença osteomuscular relacionada ao trabalho (DORT) e usuário do serviço de saúde do trabalhador do SUS em Belo Horizonte. Rev Bras de Fisioterapia. 2004; 8: 273-8.

Lima MEA. A polêmica em torno do nexo causal entre distúrbio mental e trabalho. Psicologia em Revista. 2003; 10: 82-91.

Couto, H. A. Como Gerenciar a Questão das LER/DORT. 1998.

Abrahão JI. Reestruturação produtiva e variabilidade do trabalho: uma abordagem da ergonomia. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2000; 16: 49-54.

Dul J, Weerdmeester B. Ergonomia prática. Tradução Itiro Iida. São Paulo, Edgard Blücher, 1995.

Vidal MCR. História da Ergonomia no Brasil. Disponível em: Acesso em: Março de 2014.

Wisner A. A metodologia na ergonomia: ontem e hoje. In: A inteligência no trabalho. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: UNESP/FUNDACENTRO, p. 87-108, 1991.

Grande AJ, Silva V, Parra SA. Efetividade da ginástica laboral na aptidão física: estudo randomizado não controlado. Einstein. 2014; 12: 55-60.

Dishman RK, Oldenburg B, O’neal H, Shephard RJ. Worksite physical activity interventions. Am J Prev Med. 1998; 15: 344-61.

Semear Saúde. Ginástica Laboral BH. Disponível em: Acesso: 14 dez. 2014.

Cañete MI. A experiência com a ginástica laboral nas empresas do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Administração), UFRGS, Porto Alegre, 1995.

Lima DG. Ginástica Laboral: Metodologia de Implantação de Programas com a abordagem Ergonômica. Jundiaí: Ed. Fontoura, 2004.

Martins CO. Repercussão de um programa de ginástica laboral na qualidade de vida de trabalhadores de escritório. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Centro Tecnológico, UFSC, Florianópolis, 2005.

Lima V. Ginastica Laboral: atividade física no ambiente de trabalho. 3 ed. São Paulo: Phorte; 2007.

Polito E, Bergamashi EC. Ginástica laboral: teoria e prática. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

Rodrigues AL, Pereira CC, Ishizaki MT, Lima V, Zampronha FW. Posicionamento do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo em relação a Ginastica Laboral. Grupo de Estudos Técnicos em Ginastica Laboral do CREF4/SP; 2008. Disponível em <http://www.crefsp.org.br/noticiasExibe.asp?id=338> Acesso: 08 Outubro, 2014.

Souza I, Venditti Júnior R. Ginástica laboral: contribuições para a saúde e qualidade de vida de trabalhadores da indústria de construção e montagem - Case TECHINT S.A. Revista Digital, Buenos Aires. 2004; 10(77). Disponível em http://www.efdeportes.com.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

Barbosa, P. H., Carneiro, F., Delbim, L. R., Hunger, M. S., & Martelli, A. (2014). Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho e à ginástica laboral como estratégia de enfrentamento. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 3(5). Recuperado de https://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/796

Edição

Seção

Artigos