Análise dos Perfis do Instagram® de Cirurgiões-Dentistas que atuam na Harmonização Orofacial
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v12i2.5702Palavras-chave:
Estética Dentária, Redes Sociais, Análise ÉticaResumo
Objetivo: Avaliar, através da análise dos perfis de cirurgiões-dentistas no Instagram®, informações sobre a especialidade Harmonização Orofacial, quanto aos materiais, áreas de tratamento, procedimentos e aspectos éticos e legais. Método: Trata-se de um estudo documental, descritivo, qualitativo e quantitativo, no qual foram avaliados 384 perfis de cirurgiões-dentistas. Resultados: Destacam-se como infrações éticas ou legais: perfil sem a denominação da profissão cirurgiã(o)-dentista (n=237); perfil sem apresentar o número de inscrição de pessoa física no Conselho Regional de Odontologia (n=198); e publicações de resultados clínicos com uso da imagem do paciente (n=368). Conclusão: Os procedimentos em Harmonização Orofacial realizados pelos cirurgiões-dentistas ganham destaque, com ênfase na utilização da Toxina Botulínica Tipo A e do Ácido Hialurônico e nos procedimentos estéticos em lábio, nariz, testa e mento. Observa-se que alguns profissionais têm desrespeitado os princípios do Código de Ética Odontológico no uso das redes sociais.
Downloads
Referências
1. Lima NB, Soares ML. Utilização dos bioestimuladores de colágeno na harmonização orofacial. Clin Lab Res Dent. 2020:1-18
2. Papazian MF, Silva LM, Crepaldi AA, Crepaldi MDLS, Aguiar AP. Principais aspectos dos preenchedores faciais. Rev Faipe. 2018;8(1):101-116.
3. Suarez AVG, Labuto MM, Celano LS. A importância da análise facial no planejamento da harmonização orofacial. Cad Odontol UNIFESO. 2021;3(1):18-30.
4. Cavalcanti AN, Azevedo JF, Mathias P. Harmonização Orofacial: A Odontologia além Do Sorriso. J Dent Pub H. 2017;8 (2):35-36.
5. Brasil. Resolução do Conselho Federal de Odontologia nº 198/2019. Reconhece a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica, e dá outras providências. Disponível em: https://sistemas.cfo.org.br/visualizar/atos/RESOLU%C3%87%C3%83O/SEC/2019/198. Acessado em: 08/11/2021.
6. Ferreira NR, Capobianco MP. Uso do ácido hialurônico na prevenção do envelhecimento facial. Rev Cient UNILAGO. 2016;1(1):1-10.
7. Lo Bosco MC. Social media, beauty standards and the discriminatory bias in body transformation practices: a commentary on why posthuman thinking matters. Interface-Comunic Saúde Educ. 2021;25:e210155.
8. Silva Neto JM de A, Silva JLV da, Mendonça AJPCD, Duarte IKF, Tenório Neto JF. O uso do ácido hialurônico na harmonização facial: Uma revisão de literatura. Rev Eletrôn Acervo Saúde. 2019;(32):e1269.
9. Braga MLA, Almeida IF, Borges FSQ, Feitosa HA, Costa LED, Feitosa FSQ. Avaliação da percepção de satisfação do sorriso e da influência das mídias sociais digitais na população. Res Soc Dev. 2021;10(6):e46810615727-
10. Meira TM, Prestes J, Gasparello GG, Antelo OM, Pithon MM, Tanaka OM. The effects of images posted to social media by orthodontists on public perception of professional credibility and willingness to become a client. Prog Orthod. 2021;22(1):7.
11. Donnell CC, Woolley JJ, Worthington SW. Advertising and facial aesthetics in primary care: how compliant are practice websites and social media with published guidance? Br Dent J. 2021:1–9.
12. Ribeiro ACC, Martins AIR, Vieira LB, de Meneses NE, Dias AA, Fontineles CFF, et al. Ética no uso das tecnologias e mídias sociais no curso de odontologia. BJD. 2020;6(9):66827-66845.
13. Brasil. Resolução do Conselho Federal de Odontologia nº 118/2012. Código de Ética Odontológica. Disponível em: http://www.crosp.org.br/crosp_v4/uploads/etica/2b1ef1e3329d8f7902ce0f52e536a89c.pdf. Acesso em 01/09/2021.
14. Pereira AS, Shitsuka DM, Parreira FJ, Shitsukaet R. Metodologia da pesquisa científica. 1ª edição. Santa Maria, RS:UFSM, 2018. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/358/2019/02/Metodologia-da-Pesquisa-Cientifica_final.pdf. Acesso em 18/11/2021.
15. Brasil. Resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016. (2016). Conselho Nacional de Saúde, Instrução Normativa nº 510/2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União. https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22917581.
16. Penteado MLR, Oenning ACC, Silva RHA, Nascimento MDCC, Silva RF, Miamoto P. Análise ético-jurídica da publicidade odontológica no Instagram®. RBOL. 2020;7(1):04-16.
17. Lima AIC, Cruz RA, Silva RA. Análise dos perfis de clínicas odontológicas e de cirurgiões-dentistas em duas redes sociais quanto aos aspectos éticos, de propaganda e publicidade. Revista Brasileira de Odontologia Legal. 2016;3(2):66-73.
18. Brasil. Lei Federal nº 5.081/1966. Regula o exercício da Odontologia. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5081.htm. Acesso em 01/09/2021.
19. Brasil. Lei Federal nº 8.078/1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm. Acesso em: 01/09/2021.
20. Miranda SS, Bulcão JA, Dultra CA. Publicidade e propaganda em odontologia: avaliação dos aspectos éticos envolvidos. RBOL. 2015;2(1):57-67.
21. Shuqair H, Chaves IF, Netto AV. Desafios para a Implementação de Novas Propostas de Modelos de Remuneração em Teleodontologia no Brasil. RENI. 2021;6(2):23-43.
22. Miranda GE, Radicchi R, Daruge E. Análise de websites de cirurgiões-dentistas quanto aos aspectos éticos e legais relativos à publicidade e propaganda. Rev Bras Odontol. 2013;70(1):80-4.
23. Martorell LB, Finkler M. Carta de Natal – em busca da alforria para a utilização de imagem de pacientes em redes sociais. RBOL. 2017;4(3):117-123.
24. Lima AIC, Cruzi RA, Silva RA, Análise dos perfis de clínicas odontológicas e de cirurgiões-dentistas em duas redes sociais quanto aos aspectos éticos, de propaganda e publicidade. RBOL. 2016;3(2):66-73.
25. Martorell LB, Nascimento WF, Prado MM, Silva RF, Mendes SDSC. O uso de imagens em redes sociais e o respeito ao paciente odontológico. J Health Sci. 2016;18(2):107-113.
26. Junior RM, Ribeiro PD, Condezo AFB, Cini MA, De Antoni CC, Moreira R. Fundamentos da análise facial para harmonização estética na odontologia brasileira. Clín Pesq Odontol-UNITAU. 2018;9(1):59-65.
27. Strehlau VI, Claro DP, Laban SA. A vaidade impulsiona o consumo de cosméticos e de procedimentos estéticos cirúrgicos nas mulheres? Uma investigação exploratória. RAUSP. 2015;50(1):73-88.
28. Vasconcelos SCB, Nascente FM, de Souza CMD, da Rocha Sobrinho HM. O uso do ácido hialurônico no rejuvenescimento facial. RBMC. 2020;6(14):8-15.
29. Costa AMC, da Silva Nogueira R, de Alencar Lemos AC, dos Santos BN, de Albuquerque Silva LS, da Costa LLL, et al. Harmonização orofacial frente ao uso da toxina botulínica. Braz J Health Rev. 2021;4(3):12864-12872.